Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

George Orwell
(65) votos | (3) comentários

Sinopse
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto. Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

Categoria
Editora Companhia das letras
ISBN-13 9788535909555
ISBN 8535909559
Edição 1 / 2007
Idioma Português
Páginas 152
Estante 101  4  58   1
Sua estante
99% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Sandro Teófilo da silva
Leitura fácil que impressiona pela linguagem e importância didática que o livro possui. Atemporal e incrível.

Roseane Sant' ana
Simplesmente é uma extraordinária sátira metaforizada que impressiona diante da linguagem simples e paradoxalmente profunda.

Aline de oliveira Souza
Adorei. Muito inteligente e hilário.

Samur Araujo
Clássico da litertura. Imperdível.

Ramsés Antunes da luz
Este é um clássico da literatura mundial citado na maioria dos cursos de graduação em ciências sociais. Literatura de primeira. Ficção saborosa. História interessantíssima. Crítica ao totalitarismo. Vc vai gostar.

Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro