Tomando como base o sucesso das edições anteriores, o Manual de Endocrinologia Canina e Felina, 3a edição, fornece uma prática abordagem clinicamente orientada para a endocrinologia canina e felina, com informações atualizadas para veterinários clínicos, cirurgiões, estudantes e técnicos com interesse especial nessa área.
Manual de Endocrinologia Canina e Felina, 3a edição, é dividido em quatro partes. A primeira parte discute as determinações hormonais e as necessidades especiais para coleta das amostras, antes de fornecer uma rápida parte de referência sobre os protocolos dos testes e análise dos resultados.
A segunda parte é atualizada a partir da edição anterior e investiga os problemas clínicos e anormalidades laboratoriais associados com as doenças endócrinas.
Os capítulos, completos e detalhados, sobre as doenças endócrinas mais comuns encontradas em cães e gatos permanecem na terceira parte, sendo aqui que se encontram as maiores diferenças em relação à edição anterior. Os grandes avanços na endocrinologia são discutidos em profundidade, incluindo o uso do trilostano para o manejo do hiperadrenocorticismo e novas informações sobre a etiologia da diabetes melito felina.
A parte final enfoca as doenças endócrinas raras e emergenciais que afetam cães e gatos. A maioria das informações foi revisada e atualizada em relação à edição anterior do Manual, mas a novidade nesta edição são os capítulos sobre os distúrbios incomuns da tireoide (abrangendo tanto o hipotireoidismo felino quanto o hipertireoidismo canino), insulinoma e hipoadrenocorticismo felino.