Olinto Alves
Olá pessoal, estou a procura de livros clássicos da literatura brasileira.

Recomendações

Sinopse
É 11 de dezembro de 1963. Greve geral em Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem - entre elas d. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir: querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podridão o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertar as contas com os vivos e passam a bisbilho ...


Aline Weigel


comentar

Victtor Martinez


comentar

Cristiane Mota lourenço
"Esse é um livro de um defunto autor, não de um autor defunto." Essa foi a frase que me marcou nesse livro.

comentar

Sinopse
Em 'Memórias póstumas de Brás Cubas', Machado de Assis constrói, na figura de um 'defunto-autor' e não um 'autor-defunto' - como bem se define o próprio Brás Cubas -, o motivo central de sua crítica à sociedade, pois estando distanciado do mundo dos vivos, o morto Brás Cubas destrói, a partir de suas relações socias, a sociedade do Brasil do século XIX, com seus vícios, seu parasitismo e suas mesquinharias.


Cristiane Mota lourenço
"Esse é um livro de um defunto autor, não de um autor defunto." Essa foi a frase que me marcou nesse livro.

comentar

Sinopse
Aurélia vive em um tempo no qual casamentos arranjados através de dotes são comuns. Aos 19 anos, precocemente amadurecida pela desilusão, ela decide lutar contra isso.Para tanto, tenta reaver o amor de Fernando, que ela perdera para outra moça, menos bela, porém naquela ocasião mais rica. Neste romance que traz como mensagem a condenação do casamento de conveniência e que aponta os perigos da educação artificial da época, José de Alencar retrata, a realidade do século XIX, com seu esplendor e su ...


Monique Ornellas de almeida avelino
Tenho a versão de bolso com 192 páginas, publicada em 2008

comentar

Sinopse
As desventuras de Simplício, - duplamente míope, míope física e moralmente-. Nessa divertida fábula, o autor reflete sobre o bem e o mal e tece críticas mordazes à sociedade urbana do século XIX.


Alessandra Matos


comentar

Sinopse
Como ler Machado de Assis, o genial escritor brasileiro, autor de uma obra tão rica quanto multifacetada? Esta nova edição de Memórias póstumas de Brás Cubas, um dos principais romances do autor, tem o objetivo de auxiliar o leitor a penetrar no mundo e a conhecer a mente de Machado de Assis. Revista e cotejada com a edição crítica do Instituto Nacional do Livro estabelecida pela Comissão Machado de Assis, traz, além de notas abundantes e de fácil com­preensão, um farto material que possibilita u ...


Daniela S.j


comentar

Sinopse
Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança ...


Roseane aparecida Sant ana do nascimento
Leitura essencial para qualquer um que deseja conhecer os nossos melhores autores. História atual inclusive para nossa atualidade.

comentar

Sinopse
Narrada em primeira pessoa pelo protagonista, cujo apelido dá título ao livro, a história é contada quando ele, Dom Casmurro, está já velho e solitário, desiludido e cheio de amargura. A razão disso? Tudo aponta para o enigma de Capitu - ela traiu ou não traiu Bentinho?


Roseane aparecida Sant ana do nascimento
Leitura essencial para qualquer um que deseja conhecer os nossos melhores autores. História atual inclusive para nossa atualidade.

comentar

Sinopse
Bernardo Guimarães é o grande representante da ficção histórica romântica no Brasil; mas foi como romancista do sertão que seu nome se firmou no cenário literário nacional. Bernardo Guimarães escreveu vários romances e em todos eles o regionalismo se valeu de elementos tomados à tradição da narrativa oral de Minas Gerais e Goiás. (1872) é um dos mais críticos romances de Bernardo Guimarães. Numa narrativa forte e emocionante o autor faz severas críticas das imposições vocacionais na sociedade pat ...


Alessandra Matos


comentar

Sinopse
Retrato implacável da sordidez e dos vícios humanos na obra-prima do naturalismo. Os destinos e as transformações de João Romão e de Jerônimo.Um painel de ambientes, sons, cores, cheiros e formas.


Aline Weigel


comentar

Sinopse
Soberba e autoritária, a herdeira órfã Aurélia Camargo compra o amor do jovem burocrata Seixas. A luta de classes é encenada como luta de sexos no clássico do escritor cearense.


Monique Ornellas de almeida avelino
Tenho a versão de bolso com 192 páginas, publicada em 2008.

comentar

Sinopse
Eugênio passa a infância ao lado de Margarida e um puro amor nasce entre eles. Para evitar que o namorico progrida, os pais do garoto fazem dele um seminarista, mas não podem fazê-lo esquecer sua amada.


Alessandra Matos


comentar

Sinopse
Aquiles, um repórter de TV, investiga o seqüestro e comércio de recém-nascidos e envolve-se com a irmã de um dos bebês desaparecidos.


Borin Boccia


comentar

Sinopse
O canto poético de Solano Trindade é, sobretudo, uma arte de resistência. Participante ativo da cultura negra do Brasil, Solano deixou marcas na história cultural do país. Sua luta aparece sob diferentes formas - nos poemas que denunciam a escravidão; na exaltação da cultura enraizada na África e por aqui, às vezes, ignorada; a insistência em declamar o amor com o princípio de liberdade... Considerado nosso poeta negro, foi exemplo de força. Esta coletânea apresenta esse poeta e celebra sua obra ...


Victtor Martinez


comentar

Victtor Martinez


comentar

Sinopse
Em estilo épico. Euclides da Cunha descreve as batalhas entre os homens liderados pelo beato Antônio Conselheiro e as tropas do governo. Euclides, testemunha ocular da guerra de canudos, narra a luta, observa a terra e faz um relato do homem sertanejo.


Daniela S.j


comentar

Sinopse
“O Auto da Compadecida”, peça teatral que mistura regionalismo e religiosidade — e equilibra tradição popular e elaboração literária —, traz as divertidas aventuras de João Grilo e de seu companheiro Chicó, dois trapaceiros que tentam ganhar alguns trocados enganando as pessoas numa pequena cidade do sertão paraibano.


Aline Weigel


comentar

Sinopse
Clássico da literatura brasileira.


Natalia Bueno


comentar

Sinopse
Museu de tudo impressiona pela variedade temática. Se as demais obras de João Cabral de Melo Neto são estruturadas em seus mínimos detalhes, esse livro traz uma coletânea mais livre, com poemas que falam de artistas plásticos e suas esculturas, escritores, cidades, viagens, futebol, amigos, aspirina - que o poeta sempre tomou contra uma dor de cabeça crônica -, ou que discutem o tempo e a função da poesia, retomando questões que sempre lhe foram caras. Publicado em 1975, Museu de tudo é um livro ...


Borin Boccia


comentar


Sua Recomendação




Todas as Perguntas Fazer Pergunta