Luiz Dalmacir
Pessoal, estou a procura de livros sobre "avaliação da educação básica" voltados para avaliação em larga escala por exemplo o enem. É para uma dissertação de mestrado. grato.

Recomendações

Sinopse
Esta coletânea, de autoria de Licínio Carlos Lima, Almerino Janela Afonso, Romualdo Portela de Oliveira, Afrânio M. Catani e João Ferreira de Oliveira, revela-se de enorme importância no momento histórico contemporâneo, quando uma nova fase do capitalismo consolida-se. O novo contrato social em construção, especialmente através do Estado e da escola, estaria a acentuar uma ideologia do consenso, uma aversão ao desentendimento e uma enorme distância social entre o povo e as elites. Estaríamos agor ...


Luiz Dalmacir
Esta coletânea, de autoria de Licínio Carlos Lima, Almerino Janela Afonso, Romualdo Portela de Oliveira, Afrânio M. Catani e João Ferreira de Oliveira, revela-se de enorme importância no momento histórico contemporâneo, quando uma nova fase do capitalismo consolida-se. O novo contrato social em construção, especialmente através do Estado e da escola, estaria a acentuar uma ideologia do consenso, uma aversão ao desentendimento e uma enorme distância social entre o povo e as elites. Estaríamos agora em um novo quadro de reprodução social mais servil e intensamente mundializado e as reformas do Estado e educacionais atualizariam os nossos trações culturais. Por meio de nosssas novas relações sociais estaríamos produzindo o homem útil, só e mudo - o novo cidadão do século XXI.

comentar

Sinopse
Em que medida é possível garantir padrões de unidade e qualidade na oferta educativa em nível nacional, levando-se em conta as diversidades regionais e locais brasileiras? Que estratégias de coordenação intergovernamentais são viáveis tendo em vista os marcos legais existentes no país?


Borin Boccia


comentar

Sinopse
Educação e saúde, embora no discurso sejam consideradas como dependentes uma da outra, têm sido tratadas isoladamente. Este livro expõe reflexões que respaldaram um conjunto de experiências, realizadas na gestão 2001-2008 do município de Guarulhos, em que projeto, planejamento, implementação e avaliação de vários programas foram concretizados pela ação coletiva de gestores e profissionais de ambas as áreas, contando inclusive com outros setores da administração municipal e parceiros de outras esf ...


Borin Boccia


comentar

Sinopse
A "Avaliação de quarta geração" representa uma mudança monumental na atividade de avaliação. Os autores ressaltam os problemas inerentes enfrentados pelas gerações precedentes de avaliadores - opiniões políticas, dilemas éticos, imperfeições e lacunas, deduções inconclusivas - e atribuem as falhas e a não utilização da avaliação à confiança inquestionável no paradigma de pesquisa científico/positivista. A avaliação de quarta geração, uma abordagem mais fundamentada e esclarecida, transcende a ciê ...


Luiz Dalmacir
Este aqui é ótimo para compreensão da avaliação. A "Avaliação de quarta geração" representa uma mudança monumental na atividade de avaliação. Os autores ressaltam os problemas inerentes enfrentados pelas gerações precedentes de avaliadores - opiniões políticas, dilemas éticos, imperfeições e lacunas, deduções inconclusivas - e atribuem as falhas e a não utilização da avaliação à confiança inquestionável no paradigma de pesquisa científico/positivista. A avaliação de quarta geração, uma abordagem mais fundamentada e esclarecida, transcende a ciência para incluir uma miríade de elementos humanos, políticos, sociais, culturais e contextuais que estão envolvidos nessa atividade. Egon G. Guba e Yvonna S. Lincoln publicaram Effective evaluation (1981) e Naturalistic inquiry (1985). O presente livro é uma atualização das ideias anteriores de ambos que salta para um nível de construção mais fundamentado e esclarecido ― a avaliação de quarta geração. Em 1987 ganharam o Prêmio Paul Lazarsfeld da Associação Americana de Avaliação por suas “significativas contribuições para a pesquisa e a teoria da avaliação”.

comentar

Sinopse
A massificação e a diversificação da população escolar foram importantes conquistas sociais e obrigaram a modificações profundas nos sistemas de educação e de formação. No entanto, não foi ainda possível garantir que o fundamental do currículo fosse o desenvolvimento dos processos mais complexos de pensamento dos alunos mediante resolução de problemas, interação com situações problemáticas da vida real, da coleta, análise, interpretação e apresentação de dados ou da realização de experiências de ...


Luiz Dalmacir
Este é um bom livro. A massificação e a diversificação da população escolar foram importantes conquistas sociais e obrigaram a modificações profundas nos sistemas de educação e de formação. No entanto, não foi ainda possível garantir que o fundamental do currículo fosse o desenvolvimento dos processos mais complexos de pensamento dos alunos mediante resolução de problemas, interação com situações problemáticas da vida real, da coleta, análise, interpretação e apresentação de dados ou da realização de experiências de natureza diversa. E menos ainda que a avaliação do trabalho dos alunos fosse utilizada para ajudá-los a melhorar sua aprendizagem, para ajudá-los a aprender com compreensão, para ajudá-los a ser mais autônomos e responsáveis na avaliação de seu próprio trabalho e mais capazes de assumir responsabilidades no desenvolvimento de suas aprendizagens. A avaliação das aprendizagens pode ser entendida como todo e qualquer processo deliberado e sistemático de coleta de informação, mais ou menos participativo e interativo, mais ou menos negociado, mais ou menos contextualizado, acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer em uma diversidade de situações.

comentar

Sinopse
Esta obra defende que lado da aferição, do diagnóstico, do controle, do julgamento e da tomada de decisão, a negociação é uma dimensão da avaliação, de valor recém-reconhecido e particularmente importante para produzir melhorias efetivas nos processos avaliados em organizações em geral e nas organizações educacionais em particular. Mostra que através da negociação são ouvidos e comprometidos todos os envolvidos no processo que se propõe avaliar.


Luiz Dalmacir
O livro é uma coletânea de artigos produzidos nos dois últimos anos pelo Grupo de Avaliação da FACED. São 11 artigos produzidos por 16 autores, imprimindo um caráter multidisciplinar e interdisciplinar ao conjunto da obra.

comentar


Sua Recomendação




Todas as Perguntas Fazer Pergunta