Ana carolina Guedes
Preciso de livros que falem sobre as linguagens do cinema (na direção, produção visuais, entres outras áreas)

Recomendações

Sinopse
Com sua imensa experiência de roterista de cinema e TV no Brasil, em Portugal e na Espanha, Doc escreveu um livro com as características didáticas de manual para principiantes e guia para profissionais do ramo. Edição revista e atualizada, com exercícios.


Borin Boccia
Da criação ao roteiro divide com o leitor um amplo conhecimento sedimentado numa vivência prolongada do ato de escrever roteiros para o cinema e a televisão no Brasil e na Europa.

comentar

Sinopse
A noção de “encenação” vem do teatro, e perdura com a invenção do cinema, numa aparente submissão da arte do filme ao verbal (à narrativa, ao texto). Em sentido contrário, os cineastas têm procurado os meios de se distanciarem das tutelas da tradição teatro.


Borin Boccia
O livro de Aumont dialoga com outro título publicado no Brasil, Figuras Traçadas na Luz, de David Bordwell (Papirus, 2008). O teórico americano, conhecido por sua contribuição ao radiografar a narrativa clássica hollywoodiana, é por sinal várias vezes citado por Aumont, deixando antever que ao menos na teoria do cinema França e Estados Unidos estão juntos. Jacques Aumont inicia o livro afirmando que a encenação está em toda parte e, para demonstrar, cita o exemplo de um político francês, Giscard d’Estaing, quando anunciou sua saída da vida pública pela televisão. Ao final da transmissão, d’Estaing saiu de quadro pela esquerda, de costas para o público, enquanto a câmera – intencionalmente ou não, não se sabe – continuava ligada enquadrando uma cadeira vazia. Imagem cujo simbolismo é imediato e acessível a qualquer cidadão, Aumont chama a isto de encenação.

comentar


Sua Recomendação




Todas as Perguntas Fazer Pergunta