Zilma nunes Ferreira
Procuro livros sobre o cangaço

Recomendações

Sinopse
De onde vem o termo "cangaço", que no Nordeste tomou o sentido de banditismo? Quem eram estes homens que andavam em grupos armados, liderados por um chefe, errantes, vivendo de assaltos e saques em luta contra a polícia até a prisão e a morte? Neste livro o Cangaço é estudado fugindo de qualquer visão esquemática em um texto vivo e brilhante, no qual o pano de fundo é o Nordeste e a principal personagem é o povo.


Bruno Boccia


comentar

Sinopse
Boa parte da tradição histórica e cultural do cangaço destaca a valentia e o destemor dos bandos que agitaram os sertões nordestinos entre o final do século 19 e o início do século 20. O livro remete o leitor ao clima inóspito da caatinga e a luta árdua de seus habitantes pela sobrevivência.


Bruno Boccia


comentar

Sinopse
Em Cangaceiros 1953, o último romance de José Lins do Rego, é retomada a história iniciada com Pedra bonita 1938, e volta ao certão " dos santos e dos cangaceiros, dos que mata e rezam com a mesma crueza e a mesma humanidade", nas palavras do próprio autor.A história se desenrola em torno do amor proibido de Bentinho e Alice. Ele, irmão cangaço. Nessa trama, o sertão é muito mais que cenário. A luta pela sobrevivência de homens e mulheres que ali vivem, a brutalidade do cangaço e os desse romance ...


Bruno Boccia


comentar


Sua Recomendação




Todas as Perguntas Fazer Pergunta