Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Jose Saramago
(30) votos | (1) comentários

Sinopse
Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O Ensaio Sobre a Cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".
Categoria
Editora Companhia das letras
ISBN-13 8571644950
ISBN 9788571644953
Edição 23 / 1995
Idioma Português
Páginas 312
Estante 45  4  45   0
Sua estante
96% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


LIVROS DESSE AUTOR PARA SOLICITAR AGORA

QUEM DESEJA ESTE TAMBÉM DESEJA



AVALIAÇÃO DO LEITOR
Carolina Aver
Um livro excelente. Me proporcionou um lindo encontro com Saramago. Dos poucos livros que li cujo filme é tão bom quanto. Está no meu top ten de leituras.

Marisa K. marques
Fantástico.

Marisa K. marques
Recomendo para chorar e abrir os olhos.

Marisa K. marques
Li há muito, muito tempo e ainda reflito sobre a cegueira nossa de todo o dia.

Marisa K. marques
Para mim o melhor de todos os tempos e leituras. Apesar de ficcional não se esgota em si mesmo e nos faz pensar sobre a sociedade e na nossa cegueira branca diária. A Caverna também é excelente. Ainda não terminei As Intermitências da Morte, mas acredito que é outro sensacional.

Daniela Gomes rezende
PROCURE AS LISTAS OS LIVROS CLASSICOS, COMO NA LISTA DA ANTIGA REVISTA BRAVO. LIVROS CLASSICOS NEM SEMPRE SAO CHATOS, SE VOCE ACOMPANHAR OS LIVROS DO PREMIO PULITZER, ENCONTRA BASTANTE COISA BEM CONTEMPORANEA E QUE FALA DE COISAS QUE ACONTECEM AGORA

Daniela Gomes rezende
ESCRITO NA DECADA DE 90, FALA SOBRE A CONDICAO DO HOMEM MODERNO.

Amanda Abreu
Esse livro é de um autor português, José Saramago. É uma ficção distópica que relata uma epidemia de cegueira, onde pessoas começam a ficar cegas. Varias pessoas com esse mesmo problema são colocadas em uma quarentena, lá há um tratamento desumano, escassez de comida, privação da liberdade e condições precárias. Além disso, acontece também a exploração e abuso entre os próprios cegos que se formam em grupos. Ele nos faz pensar sobre a real face do ser humano e do caos diante uma epidemia.

Amanda Abreu
Te indico os livros de José Saramago, autor português, ganhador do Nobel de Literatura em 1998.

Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro