Sinopse
A anatomia é estática e por isso matéria de difícil motivação. Por outro lado a quantidade enorme de termos que o aluno deve aprender, condiciona a exigência de dedicação e esforço, que muita vez leva à estafa e ao desânimo. Ainda, os textos são complexos e de um modo geral muito profundos, o que agrava acentuadamente o problema. Daí a idéia deste compêndio. Ele não tem a veleidade de ser um livro de consulta sobre assuntos anatômicos.Foi escrito objetivando o aluno.
Procuramos expor todo seu conteúdo da maneira que nos pareceu mais compreensível, dispensando os detalhes que poderiam ser eliminados, sem que isso ferisse a qualidade do essencial. São pinceladas grandes; é a pintura de fundo, no quadro do aprendizado da morfologia. Frequentemente descemos a comparações vulgares, no intuito de facilitar o entendimento. Sinceramente não há qualquer pretensão, a não ser contribuir para que o ensino da natomia se torne menos penoso.
A manifestaçào dos que comulsaram este compêndio se prendia sempre à necessidade de melhor ilustração. É o que foi providenciado e a inclusão de novos desenhos veio enriquecer essa parte. Pouca coisa do texto foi modificada, porquanto o objetivo a que se propôs tem sido amplamente alcançado. Nossa satisfação se firma na receptividade que esta obra está tendo, o que significa que realmente contribuímos com algo útil para o aprendizado da anatomia.
"Um livro como este a bem da Ciência, do Homem e da Vida, da Saúde e da Medicina, sem alardes e sem pompa, porem útil, seguro, prático, objetivo, oportuno e honesto". Prof. Dr. Ruy Leal. Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Católica do Paraná.