O COTIDIANO DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
Massae Noda Chaud
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
A visão social sobre a criança mudou substancialmente no decorrer deste século e; agora; às vésperas do ano 2000; a criança que antes era considerada um simples apêndice familiar tornou-se o ponto central para onde converge toda a família.
A estrutura do atendimento hospitalar também se modificou para se adaptar a estas mudanças - hoje é inconcebível cuidar d criança sem a presença permanente de uma familiar ou pessoa a ela afetivamente ligada.
Dentro deste conceito de assistência; segurar a criança no colo; sentar-se e conversar suavemente; cantar e brincar com ela; acolher os pais; explicar sobre a doença e os procedimentos técnicos; providenciar um local tranqüilo para que permaneçam; ter sensibilidade e conhecimento para entender as modificações e interações psicológicas dos pais frente à doença e à hospitalização fazem parte hoje; nesta visão dos anos 2000; das ações da enfermaria pediátrica. Assim; o presente livro busca refletir toda esta nova ideologia de cuidados de enfermagem. Nasceu do trabalho conjunto entre enfermeiras docentes e assistenciais que atuam em diversos serviços de pediatria dos hospitais da cidade de São Paulo.