Não deixe seus livros parados na estante. Troque seus livros com 200 mil leitores. Participe!

CADASTRE-SE

O PRÍNCIPE MALDITO

Mary Del Priore
(4) votos | (1) comentários

Sinopse
Neste livro, Mary Del Priore procura retratar a intimidade da família imperial brasileira - consumida por intrigas, traições e melancolia - e apresentando um personagem considerado um príncipe desencantado.

Categoria
Editora Objetiva
ISBN-13 9788573028676
ISBN 857302867X
Edição 1 / 2007
Idioma Português
Páginas 296
Estante 2  0  4   0
Sua estante
14% chance de ser solicitado

CADASTRE-SE


AVALIAÇÃO DO LEITOR
Thalita Branco
O Brasil quase teve um terceiro imperador. Se a Proclamação da República não tivesse alterado os rumos da história que se desenhava até então, Dom Pedro III teria sido Pedro de Alcântara Augusto Luis Maria Miguel Rafael Gonzaga de Bragança Saxe e Coburgo, filho primogênito da princesa Leopoldina e de seu marido, Luis Augusto Maria Eudes de Saxe e Coburgo. Neto mais velho de D. Pedro II, Pedro Augusto nasceu no Brasil, mas morava na Áustria, de onde retornou aos cinco anos, quando morreu sua mãe, para suceder o avô. É que a famosa princesa Isabel, primogênita do imperador e primeira na linha de sucessão ao trono, até então não conseguira engravidar e D. Pedro II temia que ela não desse um herdeiro ao trono do Brasil. Por isso, o monarca mandou vir da Europa o neto mais velho, filho de sua caçula Leopoldina, que àquela altura já dava à luz o quarto filho. Alto, louro, de olhos azuis, Pedro Augusto parecia-se muito com o avô, a quem se ligou por laços de afeto e interesses comuns. Até os 11 anos, foi tratado na Corte, no colégio Pedro II onde estudava, e por toda parte, como futuro herdeiro. Mas eis que em 1875 nasce o príncipe do Grão Pará. Depois de dez anos e muitas tentativas, a princesa Isabel dava à luz um outro Pedro. A sucessão estava garantida. Porém, iniciava-se ali a tragédia pessoal de Pedro Augusto, personagem fascinante e até hoje obscuro, revelado agora neste livro pela historiadora Mary Del Priore. O afastamento do menino do centro do poder em detrimento do primo, filho de Isabel com o odiado Gastão D´Eu, o Conde D´Eu, assim como a lenta conspiração que tinha por objetivo colocá-lo no trono do avô em meio à guerra política que acabou por derrubar a monarquia, dão início a mais um capítulo da história íntima da família imperial brasileira, carregado de tintas folhetinescas e inexplorado nos bancos escolares – um conto de fadas às avessas, como define no texto de orelha do livro o jornalista e escritor Eduardo Bueno, autor dos quatro volumes da coleção de história Terra Brasilis: "Neste O Príncipe Maldito, os últimos dias do Império brasileiro e o amanhecer incerto da República desfilam na tela grande: há corpos nus, salões empoeirados, militares vacilantes que conspiram, jornalistas inflamados, nobres que arrotam, princesas que menstruam. Dá quase para sentir o cheiro do ralo enquanto o elenco de carne e osso vai construindo uma história viva, volátil, vibrante. A nossa história. Aqui está, de corpo inteiro e alma aberta, um 'romance de não-ficção': a vida sem obras de Pedro Augusto de Saxe e Coburgo – o príncipe que sonhou ser D. Pedro III, mas virou sapo quando o Império das circunstâncias cedeu lugar à República dos fatos."

Evelize Volpi
Alto, louro, de olhos azuis, Pedro Augusto parecia-se muito com o avô, a quem se ligou por laços de afeto e interesses comuns. Até os 11 anos, foi tratado na Corte; no colégio Pedro II, onde estudava; e por toda parte, como futuro herdeiro. Mas eis que em 1875 nasce o príncipe do Grão Pará. Depois de dez anos e muitas tentativas, a princesa Isabel dava à luz um outro Pedro. A sucessão estava garantida, mas iniciava-se ali a tragédia pessoal de Pedro Augusto.

Roseane Lago
Biografia de um importante príncipe do império do Brasil, evidenciando as relações de poder na época que nos levam a refletir comparativamente com as relações políticas de hoje.

Roseane Lago
Muito bom livro

Roseane Lago
História sobre a monarquia , a vida íntima da família real brasileira

Roseane Lago
BIOGRAFIA DO 'QUASE IMPERADOR' BRASILEIRO, PRÍNCIPE PEDRO AUGUSTO, DESCREVENDO A ROTINA DA FAMÍLIA REAL, JUNTAMENTE COM FATOS HISTÓRICOS IMPORTANTES DO BRASIL.

Já leu o livro? Comente!

Quero comentar sobre este livro