AS MALUQUICES DO IMPERADOR
Paulo Setubal
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
O livro é construído por meio de uma narrativa envolvente que conta as peripécias de D. Pedro I e da família imperial que se instalou no Brasil, em 1808. Setúbal acompanha as aventuras do jovem príncipe, do adolescente impetuoso, do imperador afoito e do pai resoluto que vai a Portugal guerrear contra o próprio irmão, D. Miguel, para garantir o trono de rainha para a filha, Maria, de apenas 15 anos. O humor de Paulo Setúbal tem a ver com os episódios engraçados que aconteciam na corte, realmente muito conturbada. Europeus que buscavam adaptação no Brasil envolviam-se a valer em episódios calientes e confusos.
Este livro tem alguns episódios hilários, além, é claro, de contar sobre o amor não correspondido da Imperatriz Leopoldina, a envolvente paixão pela Marquesa de Santos, o apego pela segunda Imperatriz Amélia de Leutchemberg, as intrigas com José Bonifácio e a amizade com o Chalaça. Na época em que publicou a obra, Setúbal falou da veracidade do texto, ou seja, nada escrito por ele foi inventado. O livro, embora narrado em forma de ficção, com a saborosa linguagem da época, é todo baseado em pesquisa histórica rigorosa. Foram muitas as fontes para que o material não perdesse a originalidade e não fosse considerado livro de ficção.
As Maluquices do Imperador? foi publicado pela primeira vez em 1927. Referência quando o tema é história do Brasil, o conteúdo é mais que recomendado ? é livro pra ler, reler e somar conhecimento, além de o leitor dar boas risadas com a forma divertida como o texto é conduzido. E também para se surpreender com episódios ainda pouco conhecidos de nossa história.