Sinopse
Obra conhecida por professores e alunos como a mais moderna e completa do segmento, chega à sua sexta edição, inteiramente reformulada e atualizada.
Nesta edição, são incorporadas as recentes discussões sobre leitura e desenvolvimento de competências e habilidades, motivadas tanto pelas avaliações do PISA, do SAEB e do ENEM quanto pelas discussões travadas na esfera acadêmica sobre ensino de língua, de produção de textos e de literatura.
Na última edição, já se notava a ênfase que a coleção dava ao trabalho com leitura. As novidades trazidas na parte de literatura, por exemplo, mostravam o compromisso da obra, cada vez maior, com o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos. Em vez de os estudos de literatura se aterem ao grupo de autores e textos de uma determinada época, tanto naquela edição quanto nesta, as atividades de leitura se abrem para vários diálogos, seja a leitura comparada entre textos de diferentes épocas, seja entre textos de autores brasileiros e autores estrangeiros, seja ente linguagens diferentes, como a literatura, a música e o cinema.
Com base nessa perspectiva dialógica de literatura, o trabalho aproxima as literaturas brasileira e portuguesa de outras literaturas com as quais elas historicamente vêm dialogando, como as literaturas europeias, a americana e as africanas de língua portuguesa. Além de roteiros de análise e pintura, a coleção traz também roteiros de leitura de filmes relacionados com os conteúdos literários, afim de que o aluno não apenas amplie seus referenciais históricos e culturais e aprimore seu gosto cinematográfico, mas também desenvolva suas capacidades leitoras nesse tipo de linguagem.
Além dessas novidades, para reforçar o trabalho com a leitura, esta edição traz, em cada volume, quatro capítulos específicos de interpretação de textos, nos quais se apresentam diferentes tipos de questão dos exames do ENEM e dos vestibulares e se oferecem meios de desenvolvê-los.
A produção de texto mantém seu enfoque inovador, do qual foi pioneira - o dos gêneros textuais ou discursivos -, procurando dar conta dos diferentes gêneros, orais e escritos, que circulam socialmente, como a notícia, as cartas argumentativas, os anúncios publicitários, o seminário, o debate regrado, a mesa-redonda, o editorial, o texto dissertativo-argumentativo para vestibular, etc.
O estudo da gramática, voltado para o texto e o discurso, abre novas perspectivas para o ensino da língua e aborda aspectos relacionados à semântica, à linguística textual e à análise do discurso, praticamente ausentes em outros livros didáticos, como variedades linguísticas, intencionalidade discursiva, intertextualidade e interdiscursividade, discurso citado, entre outros.
Enriquecida com o uso de quatro cores em todos os volumes e com um projeto gráfico que viabiliza o "diálogo" entre a cultura brasileira e outras culturas, ou entre passado e presente, ou ainda entre as diversas linguagens, a obra aproxima o estudo de português da realidade do aluno e torna o aprendizado mais estimulante, dinâmico e significativo.