Sinopse
A Mulher e seus Hormônios... Enfim em Paz acompanha a mulher brasileira da infância até a maturidade. Seu corpo, suas emoções e seus papéis sociais são revelados neste livro, que mescla ciência e poesia.
O autor equilibra seu sólido conhecimento médico com doses de poesia e um aguçado senso crítico para traçar um perfil da mulher atual: inteligente, ativa, sensual e bem cuidada, mas dividida entre as velhas exigências sociais e seus novos papéis; entre o desejo de escrever a sua história e os limites impostos por seus ciclos menstruais. São Conflitos que podem aproximá-la da saúde ou da doença, dependendo da forma como ela os administra.
A obra aborda as primeiras relações afetivas estabelecidas pela menina; a revolução hormonal da adolescência (e o risco da gravidez precoce e do aborto); amor, sexualidade, prazer, contracepção e maternidade, entre outros temas essenciais para a mulher adulta, inclusive controversos, como o uso de implantes para suspender a menstruação e o tratamento hormonal no climatério. Até mostrar, finalmente, que é possível envelhecer, não apenas com saúde, mas de maneira digna, acolhedora, gratificante.
Resultado de 30 anos dedicados à pesquisa da ginecologia e ao atendimento clínico, é possível dizer que esta obra é também fruto de uma conferência musical elaborada pelo o Dr. Malcolm Montgomery, onde ele depura a trajetória feminina com emoção e sabedoria.
O livro vem dividido em oito capítulos: Olha a minha menina, a Revolução hormonal, O poder feminino, Entre a Realidade e a fantasia, A dor da mulher, Maternidade e reprodução, O valioso auxílio dos hormônios e, por último, Caminhos e possibilidades.
As reflexões questionam preconceitos, mobilizam sentimentos e apontam caminhos e possibilidades, encontrados pelas próprias mulheres, para legitimar seu corpo, estabelecer relações menos idealizadas e mais saudáveis, equilibrar melhor os diversos papéis, fazer as pazes com os hormônios, assumir, enfim, o comando da própria vida.
... nestes 30 anos cuidando de mulher e de tudo que se relaciona à sua vida, eventualmente até dos seus homens, aprendi que a mulher é um ser basicamente relacional.
Malcolm Montgomery
A Integrare Editora, por ter uma proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de todo lançamento para uma entidade não-governamental reconhecida, atitude que faz parte de sua política empresarial.