REBELIÃO EM NOVA YORK
Kevin Baker
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Em julho de 1863, Nova York foi cenário de um dos maiores distúrbios da história americana. Com o país cindido pela Guerra Civil, o presidente Lincoln implementou a lei do alistamento obrigatório. Entretanto, quem pudesse pagar 300 dólares era liberado. Foi o estopim. Durante cinco dias, as classes menos favorecidas, em grande parte imigrantes irlandeses, protestaram violentamente contra a medida. Pela primeira vez na história, Manhattan ardeu em chamas. Em Rebelião em Nova York, Kevin Baker mostra por que é um dos melhores escritores de ficção histórica da atualidade.
Com habilidade, cria personagens emblemáticos, bússolas numa selva de classes, raças, ambição, política e violência nos Estados Unidos dos meados do século XIX. Mais - Baker tem a capacidade de estabelecer ligações entre passado e presente, mostrar que aquilo que vivemos é conseqüência direta da História. O livro conta a trajetória de Ruth, Deirder e Maddy, três mulheres vivendo no Beco Paraíso, no Lower East Side, durante os cinco dias da revolta. Baker intercala as vozes das protagonistas e insere, ainda, as impressões de um repórter do New York Tribune, um escravo fugitivo, um boxeador imigrante, um exército particular, um bombeiro voluntário e outros. O resultado permite com que o autor aborde, de forma dinâmica, a fuga de Ruth e outros irlandeses, da grande fome que assolou o país no século XIX e diversas histórias paralelas.
No final, essas mulheres impressionantes não têm em que confiar, a não ser uma na outra, enquanto procuram proteger suas casas e suas famílias da brutalidade de uma cidade - e de uma nação - enlouquecida. Rebelião em Nova York é uma história sobre a intercessão das experiências dos irlandeses e dos afro-americanos na aflita Nova York do século XIX. Uma história de conflito e ódio, de amor e de guerra, de risco e de coragem sem tamanho.