Sinopse
A análise do discurso é a ferramenta teórica usada na construção do livro Metáforas do Cotidiano, organizado pela professora Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, que também orientou a dissertação da pesquisadora Maria Edna Menezes. A obra é uma publicação do Programa em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras e reúne doze artigos sobre metáforas, escritos por professores e pós-graduandos da UFMG, além de autoras da Universidade Federal de Goiás e Mara Zanotto, da USP.
A primeira parte do livro, composta de seis artigos, faz uma abordagem conceitual da metáfora, englobando os trabalhos de Lakoff, que privilegiam as experiências das pessoas. Cristina Dalacorte escreve sobre metáforas convencionais de uma mesma língua, usadas por falantes de línguas diferentes.
Metáforas que nos Fazem Rir, Metáforas Negras e Metáfora - Metonímia e Discurso Político são alguns dos artigos da segunda parte do livro. No primeiro texto, Maralice Neves fez um estudo sobre o programa Sai de Baixo, observando como as metáforas do cotidiano são usadas para a produção do humor, geralmente com conotação sexual. Em Metáforas Negras, Vera Menezes demonstra que o preconceito racial está presente em várias expressões corriqueiras. E em Metáfora - Metonímia e Discurso Político, Paulo Mendes mostra como a frase O governo é o Real/O Real é o governo está impregnada no imaginário político brasileiro.