HOJE TEM ESPETÁCULO: NO PAÍS DOS PREQUETÉS
Ana Maria Machado
(1) votos | (0) comentários
Sinopse
Participando de brincadeiras com seus colegas, a esperta Nita, descobre que nos jogos infantis sempre tem alguém dando ordens e outros sendo obrigados a cumpri-las. É o caso, por exemplo, da brincadeira: Farão tudo que seu mestre mandar? – Faremos, todos. Inconformada, decide fazer uma viagem para saber como as coisas acontecem, se em todos os lugares existem alguns poucos mandando e uma grande maioria obedecendo. Nas suas andanças, encontra com Prequeté, um personagem filósofo e contestador, e outras figuras. Prequeté não aceita as regras estabelecidas. Em seu mundo, ninguém é obrigado a fazer nada.
Diante disso, Nita percebe, assombrada, que a desobediência nem sempre é uma coisa feia e reprovável. Mas, ao mesmo tempo, é impossível viver sem regras.
Ao se deparar com um mutirão para a construção de uma casa, Nita aprende muito em relação ao que é mandar, obedecer e a força do grupo, o que a faz refletir sobre o que é obediência e autoritarismo. De uma maneira inteligente e divertida a autora provoca a reflexão sobre o conceito de autoridade e convívio social