Sinopse
Publicada originalmente em dois volumes, a presente obra se estrutura em torno de dois eixos principais: o primeiro é o da reconstrução da ideia "hegeliana" de sistema, no plano histórico, a partir da lógica interna que está na base do desenvolvimento do idealismo alemão, e no plano teórico- sistêmico a partir da categoria fundamental do sistema "hegeliano", a idéia absoluta; o segundo eixo é o da filosofia da realidade, tomando por base a problematização que se elabora a partir do primeiro.
Trata-se de um comentário quase completo à segunda parte da filosofia "hegeliana". Na reflexão em torno do segundo eixo, a interpretação da filosofia da natureza limita-se ao início da mecânica e a orgânica, mas a filosofia do espírito é analisada detalhadamente em suas três seções.
Tendo optado por deixar de lado apenas a teoria "hegeliana" da filosofia e de sua história, o autor dedica o maior espaço à discussão da filosofia do espírito objetivo, concentrando-se sobre o seu tema mais importante, que é o da intersubjetividade.