Sinopse
Esta coletânea de contos traz histórias sobre pessoas que trabalham como corretores. Esses contos foram produzidos ao longo do
curso de Escrita Criativa, ministrado por Noemi na Casa do Saber. O resultado do trabalho revelou um grupo de escritores perspicazes, criativos e com domínio de diferentes estilos narrativos.
As histórias se revelam por cima da camada de rotina e mesmice que recobre a vida desses personagens em um ambiente burocrático. Tratam da rotina de gente que trabalha em escritórios e lida com seguros. Nesses contos os seguros viram uma região de disputa de significados, de paradoxos, em que os termos são instáveis, às vezes até cômicos. A vendedora de apólices, infalível, pode ser uma fada oca que tem o poder de enviar desgraças.
As pessoas que circulam nessas histórias são solitárias. Acordam cedo, espremem-se no transporte, batem ponto, conversam sobre os colegas no trabalho, os chefes, suas fraquezas e manias.
Os autores referem-se a sinistros, perdas, amputações, fraudes, falsificações, cálculos, atrasos, carências e nos mostram como os grandes dramas e alegrias da existência estão contidos nos acontecimentos cotidianos mais corriqueiros apesar de certo tom detetivesco e erótico nessas penetrações investigativas - e nas revelações que delas surgem. São corretores de seguros inseguros, obsessivos, meticulosos, densos, iguais a nós.