Sinopse
António Dinis da Cruz e Silva nasceu poeta em Portugal, árcade em essência, com dom declarado. Viveu em importante meio, foi participante ativo nas discussões da Coroa e do Clero. Durante o século XVIII, envolveu-se em discussões que, durante o consulado de Pombal, agitaram o Reino e a Europa.
De política a versos, o poeta foi designado à Vila Rica, para julgamento dos inconfidentes mineiros. A biografia imaginada de Cruz e Silva é um romance histórico divertido e cativante, primoroso em sua qualidade literária.
• Amadeu Lopes Sabino, autor da obra, é português nascido em Elvas. Foi advogado, jornalista e docente universitário. Já publicou mais de 15 livros em Portugal.
• A Cidade do Homem foi o segundo colocado no Grande Prêmio de Romance e Novela, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura, em 2011.
• O autor está dicionalizado com uma de suas obras em Dicionário de literatura portuguesa, por Álvaro Manuel Machado.
• Segundo Antônio José Saraiva e Óscar Lopes, em História da literatura portuguesa, o autor é caracterizado “pela agilidade da narração e por um requintado hedonismo”.