CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL: GOVERNANÇA E CONTROLE ECONÔMICO NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Antonio Benedito Silva Oliveira
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
A gestão eficaz dos serviços públicos pelo Estado é assunto de importância social e econômica discutido em manuais de economia, livros de administração, artigos científicos e discussões em jornais e revistas de grande circulação. No entanto, poucas obras existentes no mercado tratam a controladoria em sua aplicação ao setor público.
Deste ponto de vista, buscou-se tratar aqui de aspectos básicos de um curso introdutório. O livro tem por objetivo a gestão pública com a utilização de instrumentos de contabilidade gerencial e controladoria.
O texto começa com uma breve discussão e definição de Estado e do seu papel, conhecimento relevante para o aluno que mais tarde discutirá políticas públicas e o seu controle econômico. A ideia é desenvolver a postura crítica embasada no conhecimento. O livro prossegue abordando o processo de planejamento e controle, relacionando-o à Contabilidade e ao Orçamento, grandes componentes do controle econômico organizacional.
O capítulo que trata do valor econômico da atividade pública defende a necessidade de que o Estado, a atividade pública, seja desempenhada de forma eficiente e eficaz, acrescentando valor. Em capítulo posterior são tratados aspectos da contabilidade pública, e como a contabilidade empresarial se adapta ao IFRS e a Contabilidade Pública incorpora os IPSAS ¿ International Public Sector Accounting Standards. O tema análise de investimento foi abordado num contexto crítico com a apresentação das técnicas pertinentes e de suas limitações quando se atua num contexto público.
Livro-texto para as disciplinas Controladoria Governamental e Contabilidade Pública dos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração ou Gestão Pública. Leitura recomendada para contadores, auditores, advogados e profissionais que atuam na administração pública, especialmente na área de controladoria e auditoria governamental.