Sinopse
Este livro é fruto de um extenso trabalho de investigação e pesquisa que teve início em 1990, visando oferecer ao público um texto amplo, abrangente, completo e de fácil entendimento. A autora se ocupou de contemplar todos os temas tangenciais à questão da qualidade, da produção, da produtividade, das operações e dos processos de gestão empresarial. Por esse motivo, o leitor encontra de forma detalhada a descrição do processo de gestão, tanto para produtos tangíveis quanto para os intangíveis (ou serviços).
Trata da reengenharia, downsizing, outsourcing, consórcios modulares, benchmarking e seus desdobramentos, tais como o kanban, just-in-time, kaizen, 5S e housekeeping, 6-Sigma. Descreve as ferramentas de qualidade, tais como TQC, CCQ, ISO 9000, ISSO 14000, SA 8000, OHSAS 18001 e os prêmios de qualidade mais importantes no momento, tais como FNQ, EFQM e MBA.
Apresenta também uma parte especial dedicada à produção e aos cuidados no uso e aplicação dos sistemas de planejamento, programação e controle de produção nas organizações, tanto nas indústrias como nos serviços. Apresenta MRP I, MRP II, ERP e OPT, além da teoria das restrições e da fabricação classe universal.