Sinopse
A gestão de pessoas é abordada a partir das noções de alinhamento estratégico, do pensar as pessoas sistemicamente, da tomada das pessoas como dimensão central das organizações e da sociedade, do reconhecer as pessoas como elemento essencial e o conhecimento como recurso fundamental para a produção de valor público, e da assunção de um horizonte temporal de longo prazo para a condução dos negócios públicos.
Este livro trata a gestão de pessoas a partir de três dimensões principais e articuladas: a gestão de pessoas como área da organização (visão funcional); a gestão de pessoas como função gerencial (visão de processos); e a perspectiva que deposita sobre as pessoas – os agentes públicos – o valor central da organização pública.
A obra pretende contribuir para a construção de um referencial analítico para a compreensão de fenômenos transversais à organização pública. Dada a abrangência do tema, o texto não se esgota em fontes da área de gestão de pessoas ou da administração, mas adentra outros campos do conhecimento, tais como a sociologia, a ciência política, a economia e o direito, elementos que oferecem suporte conceitual para a ação gerencial.