Sinopse
Trazendo ao público conceitos importantes do cinema em linguagem simples e acessível, esta obra reúne ensaios de alguns dos maiores críticos e teóricos brasileiros da área, como Juan Guillermo Droguett, Anna Maria Balogh, João Ângelo Fantini e Vitché Palacin.
Os textos realizam uma abordagem completa e consistente sobre as principais teorias e linguagens da sétima arte, sem deixar de lado, entretanto, recentes sucessos como "Piaf: Um Hino ao Amor" e "Tropa de Elite".
As análises ajudam na compreensão das diversas mudanças sofridas pelo cinema desde que os irmãos Lumière projetaram as primeiras imagens ainda com perspectivas científicas, trazendo à sociedade discussões que antes ficavam reservadas aos autores existencialistas e pesquisadores especializados.
Além disso, "O Feitiço do Cinema" também aborda questões polêmicas que hoje fazem parte do cotidiano cinematográfico, como a intrincada relação com a publicidade e o consumo levado às salas de cinema. O livro resgata, ainda, a importância da fotografia, do figurino, da cenografia e da interpretação diante das câmeras.
Dividida em quatro partes, a obra abrange "História, Teorias e Crítica de Cinema", "A Produção Cinematográfica", "Análise de Filmes" e "Cinema Regional", apresentando um excelente panorama tanto para os amantes e estudiosos desta arte quanto para aqueles que desejam se iniciar neste fantástico universo.