Sinopse
O leitor encontrará casos de sintaxe (colocação, regência, concordância), morfologia, fonética, neologismos, estrangeirismos, problemas de uso, diferenças entre sinônimos, variações entre Brasil e Portugal etc), registrados e comentados em linguagem simplificada.
Trata-se, de fato, de um dicionário enciclopédico centrado em questões sutis e/ou recorrentes, dos mais variados tipos, que envolvem o uso correto da língua escrita (daí o adjetivo "culto" do título). Assim, à diferença de um dicionário comum, em lugar de apenas termos isolados darem entrada aos verbetes, encontra-se, por exemplo, o par "ao encontro de / de encontro a".
Quando se usa uma e quando a outra expressão? E quando é correto usar aonde e quando onde? Ao mesmo tempo que ou ao mesmo tempo em que? À vontade ou à-vontade? Além de expressões assemelhadas na forma mas distintas no significado, o dicionário contempla muitos outros tipos de entradas, como termos literários, ao estilo de Augias, variações de grafia como assobio / assovio, articulações de palavras difíceis (por exemplo, o superlativo de atroz), e ainda sobreposições semânticas como avestruz / ema, para não falar de estrangeirismos, usos raros etc., em ordem alfabética e na forma de verbetes completos, contemplando morfologia, fonética, sintaxe, estilística e usos. E talvez o mais importantes: redigidos de forma clara, abrangente e esclarecedora. Tudo somado, sua leitura seguida tem o efeito de um verdadeiro curso avançado de língua portuguesa.