Sinopse
Assim como num conto de fadas, este livro de ler pode se transformar num livro de ouvir. Nesta obra em áudio e papel, o poeta e arte-educador Francisco Marques (Chico dos Bonecos), resgata o legado da também educadora, escritora e política mineira Alaíde Lisboa, autora de A bonequinha preta, clássico da literatura infantojuvenil brasileira.
Voltado para educadores, o livro, escrito em formato de peça radiofônica, apresenta uma entrevista fictícia com a autora, falecida em 2006 em Belo Horizonte, e apresenta as ideias mais iluminadas de sua extensa obra sobre o ensino da língua e da literatura. Aqui, o ouvinte-leitor vai perceber, entre muitas outras surpresas, que as pequeninas delicadezas que envolvem a natureza humana podem ser despertadas pela poesia, e poderá resgatar as delícias da leitura em voz alta e da declamação, uma brincadeira que crianças e adultos de hoje parecem ter esquecido.
Na peça radiofônica, Renata Farhat Borges interpretou a professora Alaíde Lisboa de Oliveira. Chico dos Bonecos interpretou o entrevistador. Ivan Vilela, com sua encantadora viola caipira, compôs as músicas instrumentais 'Catira de Mariamar' e 'Cabriolinha'. Estas músicas estão presentes no seu CD 'Paisagens', lançado em 1998. O 'Grupo Triii' interpreta as canções 'Se essa rua fosse minha' e 'Carneirinho, carneirão'. O 'Grupo Triii' é composto por Marina Pittier, Fê Sztok e Estêvão Marques. Jonas Tatit realizou a gravação, a edição e a mixagem no Estúdio Pratápolis.