Sinopse
Este livro retrata, de forma sucinta, as vicissitudes de uma actividade industrial que moldou as formas de vida de muitas regiões portuguesas. Recrutando pessoas ávidas de um salário que o trabalho nos campos agrícolas senhoriais não
gratificava, a Indústria do Têxtil e Vestuário (ITV) floresceu em Portugal graças a trabalhadores de inigualável capacidade de trabalho.
Nesta LAÇADEIRA, o autor pretende transmitir um olhar perspicaz sobre uma Indústria carregada de estoicismo e muito sofrimento, de convivência humana e muita injustiça, de bravura e muito desânimo, de alegrias e muitas tristezas.
Lança também um olhar clínico sobre as Novas Organização de Trabalho que valorizam a participação dos trabalhadores nas empresas.
Uma indústria que depois da bonança para alguns trouxe a tempestade para muitas pessoas lançadas no desemprego e num futuro sombrio sem culpa qualquer. Salvou-se um caso que merece um relato e uma exaltação. Uma lição de coragem e sucesso que nos mostra, a todos, o caminho para uma sociedade industrial mais justa e humanizada. Desfiem e desfrutem esta LAÇADEIRA, feita de palavras brandas e argumentos fortes.