Sinopse
Este livro afirma, com uma linguagem única, que os seguidores são importantes — tão importantes quanto os próprios líderes.
Depois de estudar a fio a “literatura dos subordinados”, Kellerman chegou à conclusão de que há cinco tipos de seguidores, dependendo do nível de participação, ou seja, ela fez a divisão com base no lugar em que se encaixam ao longo de um continuum que varia do sentimento e de não fazer absolutamente nada, em uma das extremidades, a ser apaixonadamente comprometido e profundamente envolvido, na outra.
Os cinco tipos são: seguidor isolado, seguidor espectador, seguidor participante, seguidor ativista e seguidor fanático.
Ela explora cada tipo, passando por exemplos reais que vão desde o domínio nazista até a ofensiva no Afeganistão, mas recentemente.
Explora também a relação entre os líderes e os seguires, um vínculo, segundo a autora, de pensamentos inseparáveis.
• Todos os livros sobre liderança focam no papel do líder e da liderança, de modo geral. O maior diferencial deste livro é o enfoque inverso, ou seja, o diferencial criado pelos seguidores e sua importância na esfera profissional.