Sinopse
Produção Social da Tecnologia apresenta as principais questões que as Ciências Sociais têm formulado sobre a tecnologia, sua produção, difusão e consumo nas sociedades contemporâneas. São enfatizadas as diferentes dimensões da tecnologia econômica, política, ideológica e científica ¿ e são discutidas possibilidades tecnológicas para nações dependentes como o Brasil.
A tecnologia é apresentada como resposta socialmente produzida a necessidades sociais e, assim sendo, como resultado e condição da vida humana em sociedade. Tanto pela sistematização das contribuições teórico-metodológicas para a análise da tecnologia como um fenômeno social, como pelos avanços que sugere, o presente volume vem preencher lacuna na bibliografia sobre o tema e deverá interessar, sobretudo, àqueles que se encontram direta ou indiretamente envolvidos quer com a compreensão do fenômeno tecnológico, quer com a formulação de políticas científico-tecnológicas, especialmente no Brasil.
A linguagem clara e o texto sintético são um atrativo adicional à leitura deste volume, que deverá constituir leitura obrigatória de cursos de ciências sociais e, também, de cursos de política científica e tecnológica e de divulgação científica que começam a se instituir no país.