Sinopse
A obra é extremamente didática e funcional; sua proposta é exatamente servir a todos que militam na área forense, especialmente pelos modelos fornecidos ao final, sem deixar de ocupar-se com reflexões e apresentar bases próprias (de enfrentamento do tema) que certamente merecem ser repercutidas nos espaços de discussão acadêmica. (...) A experiência prática dos autores permitiu-lhes destacar tópicos pouco presentes nas obras teóricas em circulação. Essas verdadeiras “janelas da realidade” não foram simplesmente descritas, mas encontram-se adequadamente problematizadas e cuidadosamente analisadas. (...)
Por fim, reforço que, além de tudo, trata-se de obra extremamente atual e atenta às mudanças. Dentre outros motivos, porque indica as principais novidades do regime dos recursos extraordinário e especial decorrente da Proposta de Código de Processo Civil, ainda em tramitação no Congresso (...) - André Ramos Tavares
Ressalta à leitura do texto o empenho no tratamento científico dado ao complexo tema dos recursos extraordinário e especial, o que foi feito sem descurar dos aspectos práticos, com vistas a disponibilizar aos operadores do Direito um instrumento de consulta pronta e eficaz, preordenado a operacionalizar e facilitar a interposição desses meios impugnativos de decisões oriundas dos Tribunais estaduais e federais alocados em meio à pirâmide da organização judiciária nacional – TJs, TRFs, TRTs, TREs – quando aí se tenha ventilado questão federal ou constitucional. (...) Com vistas à desejável praticidade da obra, vem ela enriquecida de um alentado adendo, no qual se colacionam a legislação aplicável, os dispositivos regimentais do STF e do STJ, as respectivas súmulas de interesse na espécie, as Resoluções desses Tribunais atinentes ao tema. Integram ainda o trabalho modelos de peças processuais acompanhadas dos respectivos quadros sinópticos. - Rodolfo de Camargo Mancuso.