UM LOUCO SONHA A MÁQUINA UNIVERSAL
Janna Levin
(1) votos | (0) comentários
Sinopse
A narradora deste romance é uma cientista, mais especificamente uma física, obcecada por Kurt Gödel, o maior lógico dos últimos séculos, e por Alan Turing, o matemático extraordinário que decifrou o Código Enigma durante a Segunda Guerra Mundial e que é considerado o pai da computação moderna. "Ambos são brilhantemente originais e marginais", relata a narradora. "Ambos estão inebriados de matemática. Mas apesar de toda a devoção deles, a matemática lhes é indiferente, inalterada por qualquer de seus dramas [...] Contra a indiferença, quero contar suas histórias."
E é isso que ela faz, com voz hipnotizante e mágica, as duas vidas se desenrolando em narrativas paralelas que se sobrepõem na magnitude das realizações e mortes dos dois homens: Gödel, delirante e paranoico, sucumbiria à inanição autoinfligida; Turing, detido por práticas homossexuais, seria levado ao suicídio.
Um amálgama singular de imaginação luminosa e personagens e eventos históricos ricamente evocados, Um louco sonha a máquina universal é uma história sobre a busca da verdade e seu efeito nas vidas de dois homens. Uma história de genialidade e loucura, incrível mas verdadeira.