Sinopse
O Tratado de Saúde Bucal Coletiva chega no momento exato, em que é mais necessário, ao sanitarista, ao mestre, ao setor público, ao cirurgião-dentista em seu consultório, aos profissionais, técnicos, auxiliares e agentes de saúde pública deste Brasil tão grande, com uma população ainda com tantos problemas a solucionar.
O país vive uma nova efervescência ao se mostrar cada vez mais disposto a enfrentar a grande discussão sobre a verdadeira eficácia do seu sistema de saúde, que almeja tornar-se universal, mas não consegue conquistar a confiança dos brasileiros.
A área da saúde bucal coletiva, não obstante a tradicional resistência dos setores clínicos da profissão, uma vez mais está na linha de frente deste debate, não se omite e quer participar.
Este livro é uma prova indiscutível desta energia que vem do mais profundo sentimento de uma profissão – a Odontologia – que pode orgulhar-se de um feito histórico notável, o de ter conseguido reduzir drasticamente a incidência de uma das mais generalizadas doenças a atingir o ser humano no século XX: a cárie dentária. Mais do que isso, soube mantê-la sob controle, gradativamente, permitindo que a prioridade de atendimento populacional pudesse deslocar-se dos estudantes para outros grupos etários.
Poucos profissionais reúnem as qualificações exigidas para uma obra deste porte e, felizmente, Antonio Carlos Pereira conseguiu dedicar-se à tarefa de organizar o conhecimento mais atual disponível aqui e no mundo para gerar este Tratado, que ao mesmo tempo congrega um grupo de profissionais de primeira linha e contempla os temas de maior importância seja para a profissão odontológica, seja para a saúde coletiva em geral e, sem dúvida, para a multidão de pacientes que poderá beneficiar-se de seu conteúdo.