A BÊNÇÃO AOS MAIS VELHOS: PODER E SENIORIDADE NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ
Rodney William Eugenio
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Considerando que a velhice é uma categoria social legítima e com base em uma abordagem interdisciplinar, o autor penetra nas teias das hierarquias dos terreiros, verifica as relações de poder e a maneira como os “mais velhos” se integram nessas comunidades.
Buscando saber de que modo se dá a construção cultural dessa categoria no Candomblé – uma religião calcada nos princípios de senioridade e ancestralidade -, a obra que você agora tem em mãos faz um retrato histórico e sociológico sobre como as pessoas representam a velhice no interior dos terreiros, de que forma a constroem e a vivenciam na prática diária de sua espiritualidade.
Além disso, o autor ainda aborda a velhice sob uma ótica interpretativa, apontando uma forma distinta de envelhecimento para um grupo específico, com características peculiares: no Candomblé, a velhice é sempre um ideal a ser atingido, é fonte de autoridade e denota o poder que reveste os altos postos de sua hierarquia.
Ao estudar a importância dos “mais velhos” no Candomblé, Rodney William Eugênio nos mostra que a visão de mundo africana é preservada nos terreiros, revelando as especificidades de um povo e de sua cultura.