Sinopse
Dos Jesuítas aos Neopentecostais
É muito fácil dividir a história da evangelização do Brasil em três períodos distintos e naturais.
O que aconteceu na primeira fase foi a Cristianização do Brasil, o que os missionários católicos portugueses e espanhóis faziam em todas as suas colônias. Isso ocorreu no grande século missionário católico e nos dois séculos seguintes (16, 17 e 18).
Ja no segundo período, com o Tratado de Comércio e Navegação entre Inglaterra e Portugal (1810) e com a proclamação da Independência (1822), aconteceu a Evangelização do Brasil, por meio de missionários protestantes.
Todas as denominações históricas se instalaram no país nessa época. Foi o grande século missionário protestante em todo o mundo.
No último período, por influência de fenômenos pentecostais verificados em Topeka, nos Estados Unidos, aconteceu a Pentecostalização do Brasil, a partir da implantação das Assembleias de Deus até a Renovação Carismática Católica e a Igreja Universal do Reino de Deus.
Sem exagero algum, o século 20 é chamado o "Século Pentecostal".