KANT E A TEOLOGIA
Georg Essen
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
O objetivo desta obra é buscar a construção de uma ponte do retrospecto histórico-filosófico sobre Kant rumo a questionamentos teológico-sistemáticos centrais, de tal modo que seja explicitada a atualidade de sua filosofia.
Será a reflexão de Kant tanto pós-metafísica como pós-cristã? Ou será que a crítica da tradição metafísica trazida por ele abre a possibilidade de transpor o abismo entre teologia e filosofia, aberto desde o começo da Idade Moderna?
Em que consiste o desafio teológico posto com Kant e por ele ainda representa uma provocação? Quais são as intelecções essenciais relacionadas à filosofia dele e por que precisam ser chamadas de intransponíveis? Por que o nome Kant representa a crise da teologia moderna e onde ele introduz um corte na histeria da teologia? Será que sua filosofia contém um potencial de solução de problemas do qual a teologia não poderá abrir mão em vista dos cenários atuías da discussão?
Entre outras, essas são as perguntas a que esta obra pretende responder. Seu objetivo não é fazer uma retrospectiva da história de um debate teológico e filosófico de duzentos anos. Sua intenção é buscar a construção de uma ponte de retrospecto teológo-sistemático centrais, de tal modo que seja explicada a atualidade de sua filosofia.