Sinopse
Santo Afonso, com toda a sua experiência e vivência, mostra-nos o caminho fundamental de uma espiritualidade autêntica, que tem como essência o amor a Jesus Cristo!
Estamos diante de um livro escrito por Santo Afonso, e publicado em 1768. É um tratado sobre a filosofia do amor vivido e praticado em um grau muito alto.
O próprio autor viu este livro como "a mais devota e útil" de todas as suas obras espirituais.
O sucesso deste pequeno grande livro foi rápido e sua acolhida foi calorosa em quase todo o mundo. Em pouco tempo ele foi traduzido para várias línguas.
Hoje, já está traduzido em quase todas as línguas faladas no mundo.
Os quatro primeiros capítulos são como que uma introdução ao livro, e aí está mostrando como Jesus Cristo merece nosso amor por sua paixão e pela instituição da Eucaristia.
Depois utilizando as palavras da Primeira Carta aos Coríntios (cap. XIII). A caridade é paciente, é benigna, a caridade não é invejosa, etc. o autor mostra em 13 capítulos, "as principais virtudes a serem praticadas e os defeitos a serem evitados para conservar e aumentar em nós:
o santo amor
a paciência
o fervor
a fé
a esperança
a conformidade com a vontade de Deus
Eis o início e o complemento da perfeição. Dois motivos fundamentais dominam este tratado prático: o amor como resposta necessária, irrecusável, à exigência terminante colocada aqui por Deus.
Ele foi o primeiro a amar os homens; e a convicção, estranha na aparência de que o amor se chega pela prática ou exercício do amor. Isto é, amor exige amor.