Sinopse
A baixa estatura pé uma queixa bastante freqüente no consultório do pediatra e do endocrinologista. Neste livro, dividimos com o leitor nossa experiência de muitos anos, adquirida no Hospital das Clinicas da FM-USP, de como avaliar uma criança com baixa estatura. Iniciamos sempre por uma historia clinica detalhada e exame físico minucioso seguidos pela avaliação laboratorial e por imagens para fazer a suspeita diagnostica. Com esses dados, selecionamos de forma criteriosa o gene candidato a ser estudado.
O diagnostico genético-molecular permite oferecer ao paciente um diagnostico etiológico mais exato, uma melhor previsão da evolução da doença e um aconselhamento genético bem fundamentado. Paralelamente, é possível estabelecer rela fenótipo e o genótipo e ampliar o conhecimento da fisiopatologia das doenças, abrindo horizontes para estudos de colaboração com pesquisadores básicos. Este pequeno livro não pretende ser completo e incluir todas as etiologias da baixa estatura. Nele delineamos as estratégias para investigação e os resultados obtidos concentrando nas alterações em diversos níveis do eixo GH-IGF1, na baixa estatura desproporcional causada por alterações do gene SHOX, e na síndrome de Noonan, um tipo de baixa estatura sindrômica de freqüência relativamente alta.
Essas alterações são passiveis de tratamento com GH recombinante humano e incluímos também um capitulo sobre a farmacogenômica do GH. Apesar dos avanços genético-molecular de diversas causas de baixa estatura, a maioria dos pacientes ainda permanece sem uma etiologia definida a nível molecular. Novas tecnologias, como o seqüenciamento gênico paralelo em larga escala, certamente irão facilitar a investigação das bases moleculares das alterações do crescimento em futuro próximo, em direção à medicina personalizada ou genômica.