Sinopse
"Pão e Chocolate" é o sexto livro de poesia da psicanalista, escritora e dramaturga Clara de Góes. O título da obra é o mesmo de um antigo filme italiano sobre a imigração italiana na Suíça, cujo sentido mais dolorido, explica Heloísa Buarque de Hollanda na orelha do livro, "era a perspectiva distanciada do olhar moreno, pobre e estrangeiro sobre o brilho da afluência de um dos países mais 'civilizados' da Europa. Um olhar de excluídos carregado de admiração, de encantamento, mas que por isso mesmo reforça raízes, fixa historicamente os sujeitos deste olhar".
Os poemas se constróem a partir deste olhar, no contraponto entre morte e vida, perda e continuidade, vazio e reconstrução. A morte da avó é traduzida na primeira parte do livro numa "mortalha de palavras/e areias". A poesia é árida, seca e dolorida. Escrever é, de algum modo, perder e perder-se: "Tenho gosto de fim".
Clara de Góes é psicanalista. Publicou os livros de poesia As aranhas; Cinema catástrofe; Pedra do morcego; Poeira e Caravelas e Pão e chocolate. É autora das peças de teatro Gregório; Abelardo, Heloisa e Cavalo do cão e do livro Psicanálise e capitalismo.