Sinopse
O livro “Prosa de Cantador – a história e as histórias dos cururueiros paulistas”, escrito pelo jornalista Sérgio Santa Rosa que entrevistou violeiros, festeiros, radialistas, folcloristas, familiares e, principalmente, os cantadores que mantêm viva a tradição do cururu.
Tida como uma das manifestações folclóricas mais antigas do Estado de São Paulo, o cururu é o desafio cantado de forma improvisada e acompanhado por viola caipira praticado na região do Vale do Médio Tietê.
Centradas nas figuras dos cantadores, as duas partes seguintes reúnem memórias, causos e versos que registram a arte e as trajetórias de vida dos trovadores caipiras. A segunda parte reúne entrevistas dos cantadores Horácio Neto, Jonata Neto, Manezinho Moreira, Nhô Chico, Luizinho Rosa, Cido Garoto, Abel Bueno, Moacir Siqueira e Dito Carrara. Também através de depoimentos, na última parte, são traçados os perfis dos grandes mestres cururueiros já falecidos: Tranquilo Deazari, Amâncio de Lara, João Davi, Lazinho Albino, Pedro Chiquito, Parafuso, Dito Silva, João Davi, Silvio Pais, Nhô Serra, Sebastião Roque e Zico Moreira. "Trata-se de um registro do talento e de uma grande homenagem a esses artistas populares do Brasil", afirma Santa Rosa. "Além dos apreciadores do cururu, a obra deve servir como apoio para pesquisadores de folclore e cultura popular".