CAPADHIA: CAPACITAÇÃO EM INFORMAÇÃO, ACESSIBILIDADE E DIREITOS HUMANOS PARA SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS
Lizandra Brasil Estabel
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
O curso de Capacitação em Informação, Acessibilidade e Direitos Humanos para Servidores Públicos Federais (CAPADHIA) realizado no período de outubro de 2013 a abril de 2014, contemplou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal abrangendo 30 órgãos públicos da Federação. Teve como finalidade maior a capacitação de servidores federais em cumprimento aos objetivos propostos e apresentados quando da realização do Curso. Dentre os principais objetivos destaca-se o de implementar as políticas de inclusão e de acessibilidade às pessoas com deficiência, sensibilizando para a competência em adequar e aplicar serviços acessíveis em prol de um acesso pleno em todos os espaços públicos.
A partir da leitura e aprofundamento dos capítulos deste livro, complementando os conteúdos que foram trabalhados no Curso, os servidores terão condições de identificar e reconhecer a diversidade das pessoas com deficiência para a melhoria das condições de acessibilidade física, informacional, comunicacional, atitudinal, digital e social em prédios públicos federais e nos serviços prestados. Desta forma, espera-se que as pessoas com deficiência atinjam a sua autonomia em todas as dimensões da vida e percebam-se efetivamente dotadas das mesmas oportunidades e seguras de seus direitos diante das suas especificidades.
Saliento a iniciativa e a parceria da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que oportunizou a realização do CAPADHIA e que possibilitou uma nova leitura sobre acessibilidade, propiciada pelo Curso e por meio dele, a construção de conhecimentos e um espaço de compartilhamento de novas competências na mediação de oferta de serviço público, propiciado pelos servidores lotados nos mais diferentes e distantes órgãos federais, na formação em serviço através da Educação Aberta e a Distância (EAD), mediada por computador.
Como servidores públicos federais, conhecedores de políticas voltadas à acessibilidade, nosso compromisso de garantir o respeito à diversidade e de assegurar um Brasil acessível a todos e a todas é, agora, redobrado.
Paulo Roberto Sangoi
Diretor-Geral do IFRS-Câmpus Porto Alegre