Sinopse
Hoje em dia é inviável estudar para qualquer concurso público sem realizar uma análise estratégica do cargo desejado. Com a Defensoria Pública não seria diferente.
Sou Defensor Público no Estado de Sergipe, aprovado em 5 concursos (Defensoria Pública de Sergipe e Bahia, Analista do MP e TJ, OAB) e um dos principais fatores que me permitiu alcançar esses resultados vitoriosos foi ter aprendido a estudar de forma estratégica.
Para realizar um estudo estratégico é preciso, no mínimo, investigar e analisar: (1) Concorrência e Nota de Corte: para entender qual patamar é preciso atingir nos estudos e resolução de questões; (2) Bancas Examinadoras: quais as instituições vêm realizando os últimos concursos e qual o perfil dessas bancas para adequar o seu estudo ao que elas exigem de forma mais eficiente; (3) Conteúdo Programático: como priorizar o estudo da matéria tanto no nível das fontes (legislação, doutrina e jurisprudência) quando no nível dos temas (quais os assuntos mais relevantes e que exigem maior dedicação).
Serão esses os principais aspectos que analisarei aqui, no âmbito dos Concursos da Defensoria, para que o seu estudo seja o mais direcionado e eficiente possível.