FORMAÇÃO HUMANA NO CIBERESPAÇO: OS SENTIDOS DA PRESENÇA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Karla Estelita Godoy
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Presença e distância têm múltiplos significados e se alternam com frequência, seja física ou virtualmente, e a palavra presença pode ser adotada com semânticas distintas, dependendo dos valores que atribuímos a cada situação que experimentamos.
Ao tratar dos sentidos da presença na educação a distância (EAD), este livro suscita a reflexão sobre as diversas formas de "estar presente" no mundo. Sua leitura possibilita uma mudança de visão sobre o que consideramos ser presença, influenciando não apenas a construção de nossas ideias sobre esse conceito, como os significados que emergem do ponto de vista pessoal.
Para haver formação humana, a presença do sujeito é indispensável. Presença que não é, segundo Hannah Arendt, algo estático ou apenas um tipo de comportamento, mas, sim, uma ação, capaz de criar e reinventar o novo, de produzir movimento e, assim, ser a condição para que o sujeito se "presentifique". Sem essa condição, diz Arendt, os homens não passariam "de repetições interminavelmente reproduzíveis do mesmo modelo".
O significado de "estar presente", tanto nesta "nova geração da educação à distância (EAD)" quanto nas anteriores (da correspondência ao rádio e à televisão), não tomou outra dimensão que não a da mera repetição de um padrão já bem conhecido.