PARA ALÉM DO CLAUSTRO: UMA HISTÓRIA SOCIAL DA INSERÇÃO BENEDITINA NA AMÉRICA PORTUGUESA, C. 1580 / C. 1690
Jorge Victor De Araujo Souza
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
A partir da leitura e interpretação de documentos oficiais variados e de origens distintas, o autor demonstra o papel e as formas de inserção da Ordem de São Bento na sociedade colonial: sua participação na economia, como poderosos latifundiários e escravocratas, e na política, em disputas de poder e controle sobre o patrimônio material e imaterial.
Segundo Jorge Victor, "a província beneditina do Brasil" era uma conquista, entendida como extensão da congregação portuguesa, mas de comportamento autonomista dos monges. Entre as contendas citadas estão: a crise de autoridade na Ordem, na disputa conduzida e vencida por frei João da Ressurreição – definido como um estrategista de interesses separatistas, "um monge astuto, combativo" – pela defesa e criação dos cursos de teologia e filosofia no mosteiro do Rio de Janeiro, e contra seus opositores em São Paulo e Salvador.
A obra traz uma abordagem do tema considerada inovadora por conferir e ampliar uma outra tradução e compreensão do signo 'Igreja', definido como "generalizante" na historiografia brasileira.