UM DISCRETO OLHAR: SEIS CINEASTAS BAIANOS - 1950/1980
Jose Marinho
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
A partir de extensas entrevistas, Marinho traça perfil de seis realizadores, com relatos de suas trajetórias e filmes, montando um painel das ambições e dificuldades de produção de um cinema independente e ousado quanto à sua perspectiva de inserção social sempre comprometido com a tomada de consciência do homem brasileiro e revelador das facetas originais e inesperadas do Nordeste.
Neste "Um discreto olhar", os cineastas entrevistados foram Guido Araújo, Luiz Paulino dos Santos, Agnaldo Azevedo (Siri), Tuna Espinheira, Olney São Paulo e Geraldo Sarno.
Autor também de "Dos homens e das pedras - O ciclo do cinema documentário paraibano (1959-1979), Marinho contribui para revisões historiográficas que revelam os diferentes modelos de realização cinematográfica, de encenação e de proposições artísticas que conviveram no cinema brasileiro.
Mais uma vez o ex-professor do Departamento de Cinema e Vídeo e professor emérito da UFF amplia a bibliografia para estudantes de cinema e audiovisual, comunicação, arte e áreas afins, interessadas não só na realização cinematográfica, mas também no estudo da realidade social brasileira.