Sinopse
As síndromes coronarianas agudas (SCA) representam a principal causa de morbimortalidade cardiovascular nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento e têm um elevado custo para as instituições de saúde.
No Brasil, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, representando 29% do total. E apesar dos inúmeros avanços terapêuticos obtidos nas últimas décadas, as SCA ainda são responsáveis por 53% dos óbitos cardiovasculares.
A correta identificação dos pacientes com SCA permite uma otimização terapêutica mais rápida e reduz substancialmente as chances de óbito. Além disso, evita a realização de procedimentos e internações desnecessárias e, consequentemente, diminui os custos do tratamento.
"Síndromes Coronarianas Agudas", 3ª edição, é voltado, de modo especial, aos médicos emergencistas, especializandos, residentes e generalistas, que frequentemente se encontram à “frente” do primeiro atendimento ao paciente com SCA, muitas vezes em instituições que não oferecem as mesmas condições de trabalho de um hospital especializado.
Essa terceira edição é resultado de uma extensa análise de estudos clínicos nacionais e internacionais realizados após à publicação da segunda edição. Revisada, atualizada e ampliada, ela reflete a dedicação dos autores em produzir um material com as mais atuais evidências científicas sobre SCA.