Sinopse
Esta obra trata de mais um trabalho coordenado pelos juízes do Tribunal do Trabalho do Rio Grande do Sul, Ricardo Carvalho Fraga e Luiz Alberto de Vargas, sempre preocupados com os avanços no Direito do Trabalho: seja em decorrência da ampliação da competência da Justiça do Trabalho, seja pelo enfrentamento de novos temas decorrentes dos avanços tecnológicos.
O livro contém trabalhos de autores conhecidos, como os coordenadores já mencionados e os demais integrantes da 3ª Turma do TRT gaúcho. Maria Helena Mallmann e Francisco Rossal de Araújo são dirigentes associativos que discorrem sobre assuntos como a inclusão social e o avanço tecnológico como facilitador do acesso ao Judiciário. Junto também os integrantes da 3ª Turma, João Ghisleni Filho e Flávia Pacheco, tratam de assuntos de igual importância e que têm suscitado muitos debates, como a quantificação das indenizações por dano moral.
O juiz espanhol José Fernando Lousada Arochena e o jurista peruano Manuel Martín Pino Estrada aprofundam seus estudos e reflexões sobre o acidente do trabalho. O juiz mexicano Sergio Pallares y Lara trata da importância da incorporação dos tribunais do trabalho ao Poder Judiciário de seu país.