METODOLOGIA PARTICIPATIVA: UMA INTRODUÇÃO A 29 INSTRUMENTOS
Alessandro Vanini Amaral
,
Alexandre Fortes
,
Americo Almeida Magadan
,
Antonio Elgma De Araujo
,
Cesar Bujes
,
Dunja Brede
,
Eduardo Pereyra
,
Eugenio Giovenardi
,
Evanildo Barbosa Da Silva
,
Flavia Luciana Naves Mafra
,
Hans Jurgen Fiege
,
Horst Matthaus
,
Ivan Jairo Junckes
,
Jackson De Toni
,
Jairo Aldo Da Silva
,
Jean Marc Von Der Weid
,
Joao Carlos Costa Gomes
,
Jones Susin
,
Jorg Meyer-stamer
,
Luis Paulo Arena Alves
,
Luiz Antonio Staub Mafra
,
Luz Marina Gutierrez Haan
,
Marcos Affonso Ortiz Gomes
,
Marcos Jose Pereira Da Silva
,
Maria Alice Salles Moura
,
Maria Eliete Gomes
,
Maria Madalena Colette
,
Oscar Jose Rover
,
Peter Pfeiffer
,
Ricardo Silveira De Carvalho
,
Robson Amancio
,
Sergio Cordioli
,
Tania Zapata
,
Markus Brose
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Analisar uma realidade requer a utilização de determinadas ferramentas. Da mesma forma, quem elabora projetos, planeja, reflete e avalia ações necessita de algum tipo de instrumental. Escolher os instrumentos para a finalização mais adequada de cada um destes desafios é um dos primeiros passos para a sua resolução. Mas como se decide?
Para fazer a melhor escolha, é preciso conciliar o conhecimento das condições existentes com os recursos disponíveis. Não basta, portanto, conhecer as variáveis (tempo, objetivo, distância, infra-estrutura). É preciso conhecer também os recursos. O mesmo se dá com os instrumentos participativos e a ação participativa. As pessoas conhecem, em geral, as condições em que deverão atuar, mas muito frequentemente desconhecem o conjunto de instrumentos disponíveis. Quando muito, têm acesso a um ou outro especialista em determinado instrumento, o qual naturalmente defende o seu como “o” instrumento.
Para dar uma visão geral do conjunto de instrumentos e, assim, auxiliar na sua escolha consciente é que surgiu este livro. Mas ele vai além ao partir do pressuposto de que os métodos devem perder a aura mítica que muitos lhes atribuem. Aqui se defende a ideia de que os instrumentos são meios para que se discuta o que é central na questão da participação: as disputas pelo poder.