ARBITRAGEM NOS LITÍGIOS TRABALHISTAS INDIVIDUAIS
Giordani Flenik
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Neste livro poderemos encontrar as vantagens do uso da arbitragem para resolver litígios trabalhistas individuais, sem ferir as leis do trabalho e privar os litigantes do acesso à Justiça do Estado, beneficiando as partes com o sigilo, a economia e a celeridade dos procedimentos. Num momento em que a crise mundial ameaça os empregos e compromete a produção, não poucas vezes a arbitragem reconcilia e recupera relações de trabalho comprometidas pelos conflitos, possibilitando a retomada das atividades produtivas.
O leitor aqui encontra uma breve história da Justiça do Trabalho. Também as formas de solucionar os desentendimentos, tratando das vias administrativas, judiciais e extrajudiciais, bem como dos métodos alternativos como a mediação, a conciliação e arbitragem. Aborda ainda as reações ao instituto arbitral, a superação desta polêmica, e o seu sucesso no exterior e em nosso país, como forma eficiente e segura na resolução das questões trabalhistas individuais.
Com competência, clareza e objetividade a advogada Giordani Flenik depositou toda a sua experiência na produção deste livro. Aqui ela demonstra que a arbitragem é uma solução rápida, prática e eficiente para os conflitos trabalhistas individuais, e que seu emprego não gera qualquer antagonismo ou diversidade com os princípios do direito.
Uma obra que ainda nos permite uma reflexão atual e necessária sobre esta nova perspectiva que se abriu para a solução dos litígios na área trabalhista, desde a promulgação em 2006 da Lei nº 9.307, que chegou a provocar oposição e desentendimento em relação a sua utilização na esfera dos dissídios individuais. Mas essa resistência foi ultrapassada através de uma grande mobilização de esclarecimento doutrinário e prático, como nos mostra a autora, e hoje a arbitragem é consagrada como um recurso moderno e eficaz.