Sinopse
O LEITOR ENCONTRARÁ:
- Conteúdo amplo e didático, questões ao final dos capítulos
- Questões de concursos - Defensoria Pública, Magistratura e Ministério Público
- Questões de Exames da OAB
- Quadros sinópticos
- Quadros de atenção
POR QUE ESCOLHER O LIVRO MANUAL DE FILOSOFIA E TEORIA DO DIREITO?
"Bernardo Montalvão é um jovem professor de filosofia do direito, cujas preocupações casam com as minhas em quase todos os aspectos. (...)
Mas parece importante ressaltar a capacidade do autor em expressar-se de forma direta, abordando os temas sem rodeios, em uma linguagem acessiva e didática. Se meu próprio trabalho, condensado em larga medida em meu livro de 'Introdução ao Estudo do Direito', já recebeu de ilustres colegas comentários referentes ao seu caráter menos 'introdutório' e mais de franca elaboração de uma teoria filosófica do direito, este trabalho de Montalvão não esconde nem desdiz os seus propósitos: reproduzir o que leu e sobre o que refletiu na forma de esquemas pedagogicamente voltados ao principiante.
Mistura, assim, o que é mais intrincado e elaborado em uma linguagem própria, como a que usei em meus escritos, naquele tom direto do expositor capaz de traduzir o que leu para aquele que se inicia nos meandros filosóficos do direito. (...)".
Tercio Sampaio Ferraz Junior
"Bernardo Montalvão faz aqui um esforço para fortalecer a filosofia e a teoria geral do direito na estrutura curricular dos cursos de direito no Brasil, para evitar que o aluno inicie seu curso, literalmente, "sem noção" do que vai enfrentar, sobretudo em tempos de cursos de direito tecnológicos, a distância, encurtados, resumidos, esquematizados, sabe-se mais lá o quê. Este jovem autor incentiva aqui o aluno a pensar e a exercer as duas habilidades fundamentais do jurista: ler e escrever."
João Maurício Adeodato