Sinopse
"A obra original parte da angústia e da inquietação da professora Nieves Sanz Mulas diante das decisões político criminais que tem sido apresentadas.
Trata-se de um conjunto de críticas que revelam uma visão diametralmente oposta à dos leigos em Direito penal, eis que comprometida com as liberdades e direitos fundamentais, como resultado das discussões realizadas pelo Grupo de Estudos de Política Criminal (GEPC) do qual faz parte, bem como de investigações realizadas em Londres e em Salamanca.
É, pois, produto de constante dedicação da Professora e de seu compromisso com a missão de pesquisar e transmitir conhecimentos aos seus alunos – alunos esses que, há muito, não se limitam à Espanha. Assim é que, considerando a estreita relação que tem com América Latina, onde realizou diversos estudos e projetos, bem como o crescente interesse pelo Brasil, considerou-se pertinente a publicação da obra aqui.
A ideia, da própria autora, foi prontamente abraçada com o intuito de trazer para os estudantes, pesquisadores, profissionais do Direito e outros interessados na temática, as explanações e reflexões aqui constantes para possam ser conhecidas e debatidas no Brasil.
Entre idas e vindas a Salamanca, trocas de e-mails e mensagens, e, até mesmo, encontros em território brasileiro, a proposta foi se consolidando. A tradução logo ganhou corpo e, fazendo, jus à condição de doutorandos, seguimos a orientação da Mestre de transportar o leitor da realidade espanhola para a realidade brasileira.
Foram, então, cuidadosamente construídos no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais os comentários pautados em nossa legislação.
A presente edição, portanto, é fruto do brilhantismo da professora Nieves Sanz Mulas, de quem somos grandes admiradores, bem como de sua perseverança nas críticas que constrói, que nos contagiaram enquanto alunos de mestrado na Universidade de Salamanca, e seguem contagiando."
Brasil, primavera de 2018.
Luiz Renê Gonçalves do Amaral
Marina Franco Lopes Mavros Filizzola