LIGANDO OS PONTOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cleiton Batista
(0) votos | (0) comentários
Sinopse
Neste livro você fará uma viagem pela língua portuguesa, a partir de um ponto de reflexão sobre os nomes e as funções das coisas, abrindo seus horizontes para você mesmo ligar mais pontos da língua portuguesa. Por exemplo: o que seria uma viagem senão passar por uma via, viela, viaduto, rodovia, ferrovia? Você pode ter sido enviado, com envio certo, mas pode ter-se desviado. Seus documentos podem ter sido extraviados. Assim, o livro tenta transparecer que a língua possui uma lógica, e as coisas, os nomes e as funções não são aleatórias.
Apesar de estar dividido em três partes — gramática, literatura e família de palavras —, este livro foi pensado e escrito para que em qualquer página e parágrafo que o leitor abrir, consiga facilmente compreender o trecho e dele extrair algum conhecimento. Em muitos casos, parece meio amarrado — sobretudo devido à grande quantidade notas de rodapé — mas foi pensado exatamente para isso. A ideia é que o leitor consiga ligar os diversos pontos da língua, num entrelaçamento de palavras e conceitos, de modo a não se perder nem uma (já começou a pensar por que não pus nenhuma) oportunidade de um ganchinho explicativo. Por outro lado, como já mencionamos, a não leitura das notas não prejudica a leitura do corpo do texto.
Na primeira parte, abordam-se os elementos básicos de uma gramática, seus conceitos e suas formas de compreendê-la. Na segunda parte, trata-se da literatura, mostrando-a sob os aspectos práticos e teóricos. Na terceira parte, aventura-se mais diretamente nas relações entre as palavras, passeando no meio de suas famílias, conhecendo seus membros e suas casas. Para isso, tivemos de entrar no campo da etimologia [do grego étumos ‘real, verdadeiro’ + logos ‘estudo, descrição, relato’] — que, grosso modo, é estudo da origem das palavras — e, muito acanhadamente, da filologia — que estuda as famílias e a história das palavras.